Fevereiro tem Carnaval mas tem também muito trabalho, confira como foram os últimos 30 dias.

Itaú

Estive com o time de gerentes regionais da área de operações. Foram 6 encontros com 40 pessoas cada. Uma maratona 😀

Realizei palestra sobre Movimento Maker com foco no protagonismo. Como o movimento impacta o mundo de negócios e como o líder pode ser um influenciador e fomentar a inovação sem precisar movimentar toda a estrutura da empresa.

Nos exercícios, tivemos muitas ideias sensacionais e que são factíveis de serem implementadas. Soluções para melhorar a comunicação interna, soluções para melhorar atendimento ao cliente, soluções para facilitar a vida das pessoas etc. As duas soluções que eu mais gostei foram uma solução para aceitar lidar melhor com o risco e os erros (para inovação, é claro) e como matar toda a burocracia de lidar com procurações. Uma pena que não posso dividir com vocês aqui os detalhes.

Foi ótimo Itaú, obrigado pela confiança.

Campus Party

Participei da Campus Party na área dos Fazedores. O tema da discussão era “O que é ser Maker?”. Um assunto que parece acadêmico mas é, assim como diz o nome, muito prático em uma época onde todo mundo — pessoas, escolas e empresas — precisa entender melhor seu papel como protagonista da reeducação, renovação e inovação.

Syngenta

Na Syngenta, participei da abertura do programa de Trainee falando sobre protagonismo maker e reforçando o papel deles com protagonistas da inovação dentro da empresa. Biotecnologia e agrobusiness são dois campos muito férteis para o desenvolvimento maker.

Canal Youtube Zero to Maker

Finalmente um canal no Youtube, com diversos conteúdos para o público maker. Review de produto, opinião, sorteios, novas tecnologias, negócios e muito mais.

Link para o canal.

Movimento Maker para professores

Participei do curso Movimento Maker para Educadores com a aula Como Inserir a Cultura Maker dentro da Escola. Uma discussão muito rica e muito transparente com os professores falando sobre os desafios e os aprendizados que tive ao longo dos últimos anos.

Curso de Drones

Prestei consultoria para a Dronestore, a maior loja de drones do Brasil, para lançar a melhor empresa de cursos de drones do Brasil, a DroneSchool. Já lançamos o curso básico e agora estamos trabalhando nos cursos com maior profundidade em cada segmento. Apesar de ser um brinquedão muito divertido, eles representam oportunidades gigantescas de inovação para uma série de indústrias. Segundo a PwC, somente na agricultura deve movimentar mais de U$ 30 bilhões nos próximos anos. E esta não é a única frente que irá movimentar dezenas de bilhões. Infraestrutura, transporte, seguros, segurança, mídia e entretenimento são outros bons exemplos que já estão se desenvolvendo em grande velocidade.