ONIPRESENTE

ONIPRESENTE

Assim como aconteceu em outras indústrias, a da comunicação mudou com o crescimento e amadurecimento da internet. Porém, o autor considera que a internet é apenas um dos fatores de uma mudança muito maior e que não começou agora. O livro explica de forma fácil e lógica por que o mercado de comunicação mudou e em que direção está caminhando.

Em cada um de seus livros, Cavallini explorou diferentes modelos de negócio. Onipresente teve 3 particularidades interessantes.

1. Beta
Depois de pronto, o livro foi submetido pata dezenas de indivíduos que se cadastraram para ler e comentar. Com estes feedbacks, o autor alterou o livro e entregou uma nova versão, esta sim foi lançada. Talvez tenha sido o primeiro livro no mundo a passar por um beta teste, processo que foi explicado no final do livro.

2. Mashup
O autor convidou professores e formadores de opinião para incrementar, opinar e até mesmo criticar o livro. Estas interações geraram versões digitais diferentes da versão do autor. Cada convidado recomendava a sua versão do livro, tendo inclusive, seu nome na capa.

3. Preço variável
Apesar de ter um preço fixo no site, o livro era vendido em palestras usando uma tabela de preço baseada no preço da fotocópia de cada local. Para chegar ao preço final, o autor multiplicava-se o número de páginas pelo custo da xerox. O livro chegou a ser vendido por valores que variaram de R$ 6 (em uma faculdade do interior) a R$ 29 (faculdade na zona sul de SP).

Título: Onipresente – comunicação: de onde viemos e para onde vamos
Edição: 1ª edição, 2009
ISBN: 978-85-908688-2-8

Download do livro.